segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Fogos em show deixam 16 feridos em Araçariguama

Pelo menos 16 pessoas sofreram queimaduras após serem atingidas por fogos de artifício durante show da dupla sertaneja Munhoz e Mariano, na noite deste domingo, 29, em Araçariguama, a 45 km de São Paulo. A queima de fogos fazia parte do espetáculo, realizado em local fechado e parcialmente coberto, mas não tinha autorização dos bombeiros. Os rojões acabaram sendo lançados em direção ao público. Os responsáveis pelo show informaram que pode ter havido falha no posicionamento dos fogos. Entre os feridos, seis sofreram queimaduras de maior intensidade e precisaram de atendimento médico.
O show encerrava um rodeio na cidade. De acordo com as pessoas que estavam no evento, a queima de fogos começou quando a dupla subiu ao palco cantando a música "A Pantera Cor de Rosa", de seu novo clipe. Parte dos fogos foi na direção do público que lotava o local do evento. Várias pessoas sofreram queimaduras nos braços, no rosto e no pescoço. As vítimas foram levadas para uma unidade de pronto atendimento na própria cidade. De acordo com a prefeitura, 16 pessoas foram atendidas e liberadas.
Muitas pessoas tiveram roupas e cabelos queimados e a pele apenas chamuscada, por isso não buscaram atendimento médico. A prefeitura informou que o show, realizado numa arena de eventos particular, estava com o alvará regular. A dupla Munhoz e Mariano emitiu nota manifestando tristeza com a "fatalidade" e informando ter ido pessoalmente à unidade hospitalar prestar solidariedade aos envolvidos. "Geralmente usamos pirotécnica na abertura de nossos shows e sempre tomamos todas as medidas necessárias para que isso seja feito da maneira mais segura possível", informa a nota assinada pela dupla.
De acordo com a assessoria, os cantores arcaram com o custo dos medicamentos e das roupas danificadas. "Deixamos nossos contatos com essas pessoas para que elas recebam todo auxílio até a total recuperação", informou a dupla. A Polícia Civil vai abrir inquérito por lesões corporais culposas - causadas sem intenção. O comandante do Corpo de Bombeiros de São Roque, tenente Eduardo Casagrande Mansoldo Filho, disse que o uso de fogos de artifício não era autorizado. "O recinto estava adequado para o rodeio, mas por ser local fechado e parcialmente coberto, não poderia ter queima de fogos. Não houve pedido de autorização para isso e, se houvesse, seria negado." 
Giro da Noticia 190

Família que teve casa incendiada em Banabuiú Faz Campanhã em rede social para reconstruí lar.

Teto da casa destruída 
Familiares e amigos da senhora  Maria de Lurdes que teve sua residencia  incendiada no ultimo sábado dia 28 de setembro no  bairro da creche em Banabuiú CE.
faz campanha nas redes sociais e na cidade para reconstrução de sua casa destruída pelas chamas.
Onde teve perca  total de todos os pertences.
Segundo informações de populares a neta de dona Maria de Lurdes teria colocado fogo em algo dentro do quarto onde brincava, quando vizinhos viram  fumaças saindo da casa e derrepentemente o fogo tomou conta de todos os cômodos  destruído tudo.
Amigos e vizinhos até que tentaram  apagar o incêndio  mais as chamas se devastaram rapidamente.
Em conversa com a esposa do sobrinho da vitima Lice Silva nos falou que dona Maria de Lurdes perdeu tudo e conta com a solidariedade da população banabuinense para reconstrução do seu novo lar.
FotoPessoas próximas da família começaram uma campanha pelas redes sócias para ajuda a família de dona Maria de Lurdes. 
Que precisa urgentemente de Roupas calçado e alimento para continuar a rotina normal.
E conta também com ajuda das pessoas para consegue o material pra reforma da casa
Quem tiver interesso  procura dona Maria  na rua da creche em frente a praça,
desde já a mesma agradece há quem poder entrar nessa corrente de solidariedade para um irmã que necessitado de nossa ajuda nesse momento difíscio da vida.
Fotos enviadas da casa depois das chamas

Fotos enviadas da casa depois das chamas 
Fotos enviadas da casa depois das chamas

Fotos enviadas da casa depois das chamas
Giro da Noticia 190

domingo, 29 de setembro de 2013

Milagre: Veículo cai na sangria do açude da cidade de Banabuiú.

Duas pessoas que estavam no veículo tiveram pequenas escoriações e ambas não correm risco de morte.

Um grave acidente de trânsito ocorreu no município de Banabuiú, no Sertão Central cearense, o condutor de um veículo perdeu o controle da direção e caiu quando passava na ponte do açude Arrojado Lisboa em Banabuiú.
De acordo com as informações do radialista Paulo Simião, o veículo bateu na grade de proteção da ponte e caiu sobre a estrutura metálica das comportas do açude, numa altura de quase 25 metros.

Duas pessoas que estavam no automóvel tiveram pequenas escoriações, o condutor José Claudio Peixoto, 68 anos, teve algumas escoriações, um passageiro não identificado sofreu lesões mais grave. A dupla foi socorrida ao Hospital Municipal de Banabuiú Carlos Jereissati, em seguida, o passageiro foi transferido para Unidade de Quixadá
Giro da Noticia 190
Fonte Revista Central

ENTREGA DE CARGOS É dividida a posição do PT cearense

Aliados da ex-prefeita Luizianne Lins dizem que não há mais razão para petistas ficarem no Governo Cid Gomes

Após especulações sobre possíveis entregas dos cargos que o PT ocupa em governos estaduais do PSB, a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu que a legenda deve manter os cargos nos estados desde que haja "compatibilidade de programas". No Ceará, lideranças ligadas à ex-prefeita Luizianne Lins defendem a entrega imediata dos cargos, alegando incompatibilidade programática e política. Já petistas mais ligados ao governador Cid Gomes (PSB) afirmam que o desejo do grupo minoritário de romper é meramente eleitoreira.

O vice-presidente estadual do PT, Joaquim Cartaxo, diz que a posição da corrente de Luizianne Lins de romper com o PSB é uma questão eleitoreira Foto: José Leomar

Desde quando o PSB comunicou oficialmente que entregaria os cargos que ocupa no Governo Federal, começou-se a criar uma expectativa para que o PT também entregasse os cargos nos estados governados pelo PSB. Em Resolução divulgada pela direção nacional do PT está dito que os cargos "estão sempre à disposição" e que deve prevalecer "o debate programático". "Estamos dizendo isso: onde tiver compatibilidade de programas, queremos continuar atuando juntos", afirmou Rui Falcão.

Um dos petistas mais ligados à Luizianne Lins, o deputado federal Eudes Xavier avalia que, no Ceará, PT e PSB não possuem mais compatibilidade nos programas, apesar de os dois partidos estarem juntos desde o início do Governo Cid, em 2007, e de a maioria do PT ter aprovado Resolução, em março deste ano, decidindo manter a aliança com o PSB até 2014, desde que o partido de Cid Gomes apoie a reeleição da presidente Dilma. Eudes reconhece que a entrega dos cargos também é uma questão política, oriunda desde o rompimento dos dois partidos em Fortaleza, nas eleições municipais de 2012.

Eleitoreira

O vice-presidente estadual do PT, Joaquim Cartaxo, por sua vez, avalia que o posicionamento da corrente ligada à Luizianne Lins de romper com PSB é um "problema meramente eleitoreiro, porque querem candidatura própria (ao Governo do Estado, em 2014)". "Temos projeto construído desde 2006 e quer dizer que a partir de agora acabou a compatibilidade?", indaga. Ele lembra que, para a maioria do partido, a aliança deve ser mantida, principalmente porque o governador tem declarado reiteradas vezes que vai apoiar a reeleição da presidente Dilma.

Um dos secretários petistas no Governo Cid, o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, avalia que a compatibilidade entre PT e PSB no Ceará sempre foi relacionada ao projeto nacional. "O PSB sempre foi aliado histórico do PT. O programa do PSB não mudou, nem o do PT. O PSB é o mesmo, apenas Eduardo Campos está se colocando como possível opção de candidato.
Giro da Noticia 190

sábado, 28 de setembro de 2013

Torcedor do Fortaleza Morto após Jogo entre Fortaleza e Luverdense pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro Série

Um torcedor do Fortaleza morreu na tarde desta sábado (28), assassinado a tiros, na Praça da Gentilândia, 
no Bairro Benfica, quando caminhava para o Estádio Presidente Vargas, para ver o jogo entre Fortaleza e Luverdense pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro Série C 2013.  De acordo com o Comando de Policiamento Ronda do Quarteirão, dois homens em uma moto chegaram perto da vítima e efeturam pelo menos seis tiros. O homem foi atingido na cabeça e nas costas.  A Polícia Militar ainda não sabe informar  a idade e o nome da vítima. Os suspeitos por praticar o crime seguem foragidos.
Giro da Noticia 190

A CASA CAIU PARA MAIS UM EM QUIXADÁ

A equipe da POLICIA CIVIL de Quixadá, coordenada pelo delegado George Monteiro, JUNTAMENTE COM EQUIPES DA POLICIA MILITAR, tirou de circulação dois homens suspeitos de homicídios, assaltos e tráfico de drogas no Sertão Central. Segundo a Polícia, a dupla foi capturada através de uma campana. A Polícia Civil passou a monitorar os suspeitos durante um mês. Francisco George Constantino de Oliveira, 25 anos, e Francisco Alexandre Rabelo Barreto, 20, foram presos quando pretendiam sair em um automóvel Honda Civil. A dupla chegou de mototaxi no local onde o automóvel se encontrava, numa rua do bairro Triângulo
Os policiais encontraram um revolver calibre 38, municiado, dentro do veículo. A arma de fogo estava escondida no forro falso do porta-luvas. Também foi encontrado um carregador de pistola e vários saquinhos plásticos, do mesmo modelo utilizado para enrolar pedrinhas de crack. George Constantino e Alexandre Rabelo alegaram que não sabiam que havia uma arma escondida no carro. Alexandre alegou ser viciado em drogas. George disse à Polícia que apenas ia deixar o amigo em casa, no seu carro.
A dupla foi autuada por porte ilegal de arma de fogo. Como esse tipo de crime é afiançavel o delegado arbitrou o valor de R$ 5 mil para cada um deles. Foi o maior valor possível para evitar que a dupla não fosse solta horas após serem presos, já que não foram encontrados com drogas e nem as vítimas dos assaltos compareceram à delegacia para fazerem os reconhecimentos. Os acusados preferiram ser transferidos para a cadeia pública.
Giro da Noticia 190

Criatura misteriosa assusta moradores de cidade venezuelana

Criatura que teria sido encontrada em San Antonio de los Altos, na Venezuela (Foto: Reprodução/Live Leak/mysteryhistorytv)Uma criatura que teria sido encontrada em San Antonio de los Altos, na Venezuela, provocou medo entre os moradores.
Ramón Morales disse, em entrevista ao site "Canal de Notícia", que encontrou a criatura no bairro Los Castores no dia 8 de setembro. Ele postou a foto em seu Facebook e logo a imagem se tornou viral no país.
Alguns chegaram a dizer que se tratava do mítico "chupacabra", criatura que atacaria outros animais em áreas rurais em várias partes das Américas. Outros, no entanto, acreditam que a criatura misteriosa seria um ser extraterrestre.
Giro da Noticia 190

Igrejas católicas tornam-se alvo de assaltos nos município

Iguatu. A insegurança chegou às igrejas do Interior. Registro de furtos e roubos de objetos sacros, equipamentos e instrumentos ocorrem em todas as regiões do Estado. Os ladrões não respeitam mais os templos religiosos que precisam reforçar segurança, fechar portas fora dos horários de celebração, contratar vigias, seguranças e instalar grandes em seu entorno.


A Igreja Jesus Maria José, em Quixadá, colocou grades na frente para conter as investidas de bandidos. O pároco conta que já foi buscar a toalha do altar em uma "boca de fumo" do município FOTO: ALEX PIMENTEL/ Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Iguatu. Padres dizem que, apesar da aparente tranquilidade, o local já foi alvo de roubo, quando foram levadas as joias que adornavam uma imagem. Hoje está gradeada FOTO: HONÓRIO BARBOSA



Nas cidades de Crateús, na região dos Inhamuns, e de Russas, no Vale do Jaguaribe, por exemplo, os assaltos aos templos religiosos intensificaram-se nos últimos dois anos. A violência começa migrar com mais intensidade das ruas, do comércio, para dentro dos templos religiosos. Os padres mostram-se preocupados e têm uma avaliação comum: "Os ladrões não respeitam mais a Casa de Deus. Perdeu-se o temor".

Em Crateús, três igrejas já sofreram violações. A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Venâncios, foi assaltada cinco vezes, sendo três ocorrências em 2012 e duas neste ano. A Igreja de Santa Terezinha registrou um roubo no ano passado. O último caso ocorreu na madrugada do dia 12 passado, na Igreja de N. Sra. do Perpétuo Socorro, no Distrito de Montenebo, onde homens invadiram o templo no primeiro dia dos festejos da padroeira e levaram equipamentos de som e dinheiro de doações dos fiéis. Na Igreja de N. Sra. de Fátima, os assaltantes levaram, materiais doados pelos fiéis para um leilão e valores em dinheiro. Arrombaram a janela de madeira e entraram no local. Depois do episódio, o cofre da igreja fica sempre vazio. "Arrombaram o cofre que agora fica sem dinheiro", afirma Ana Maria Oliveira, servidora da paróquia.

Nos assaltos seguintes, levaram até o terço da imagem principal de Nossa Senhora de Fátima. Para conter os assaltos, a igreja substituiu algumas janelas por vitrôs - feitos de ferro e vidro - na esperança de dificultar a ação dos infratores.

Na Igreja de Santa Terezinha os elementos agiram na Capela do Santíssimo Sacramento. Violaram o local em busca dos cálices e âmbulas. Levaram os objetos sagrados e, inclusive, hóstias consagradas. O imóvel que está em construção foi reforçado com varandas nas laterais, a fim de dificultar roubos.

Em Quixeramobim, no Sertão Central, o ataque à Igreja Matriz de Santo Antônio, em agosto, é mais um exemplo da falta de segurança nos tempos religiosos católicos. As investidas de malfeitores, principalmente de usuários de drogas, desocupados e vândalos, estão se tornando constantes.

O padre Ribamar Filho, responsável pela Paróquia Jesus Maria José, em Quixadá, confirma. "O jeito foi colocar grades no entorno da igreja, mesmo contrariando a vontade de boa parte dos fiéis", disse o religioso.

O padre Ribamar Filho revelou que já foi buscar até a toalha do altar em uma "boca de fumo". Apesar da instalação das grades, as tentativas de arrombamento continuam e já houve esforço para arrancar o cofre da igreja, mas acabaram desistindo. Os prejuízos para o acervo religioso não são maiores porque as peças de maior valor não ficam mais expostas.

Em Russas são frequentes as ações de ladrões em algumas igrejas do Centro da cidade. De acordo com o responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, padre Marcos Augusto, só este ano já foram cerca de dez invasões a igrejas.

"Essa situação já vem nos preocupado há algum tempo, estamos vendo a possibilidade de instalar câmeras de monitoramento para tentar melhorar a segurança, mas o equipamento é muito caro", lamentou.

Segundo ele, os principais alvos são a Igreja Matriz N. Sra. do Rosário e o Santuário N. Sra. de Fátima. Nas ações, foi levado o dinheiro das ofertas dos fiéis. O pároco também afirmou contabilizar prejuízos com arrombamento de portas. "O que eles costumam levar é tão pouco que acredito que sejam pessoas viciadas em crack que utilizam desse dinheiro para comprar drogas".

Na semana passada, a capela na comunidade de Lagoa Escura foi assaltada por bandidos e na ação foram levadas as cadeiras e todo o equipamento de som.
 
Igreja Nossa Senhora da Penha, no Crato, existem seguranças que foram contratados por fiéis da paróquia para os dias das missas FOTO: ROBERTO CRISPIM/ Igreja do Menino Jesus, em Sobral, onde a Diocese admite que só é possível abrir durante os rituais de missas e demais festejos religiosos FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES

Cariri

Na região do Cariri, a segurança nas igrejas tem sido uma das preocupações, principalmente nos locais de maior movimentação de fiéis, a exemplo de Juazeiro do Norte. Nos últimos anos, há tranquilidade nos templos católicos. O último registro de assalto a objetos sacros ocorreu na Basílica de N. Sra. das Dores, em 2007. Uma peruca da imagem de Jesus dos Passos, um manto e a Coroa de Espinhos foram levados de dentro da igreja, e mesmo com uma campanha de apelo não foram devolvidos.

Os artigos foram trazidos pelo Padre Cícero da Europa e eram considerados relíquias históricas. Ainda se alegou não haver um valor financeiro. Mas, foi exatamente nesse período que se buscou fortalecer a segurança de um dos templos mais movimentados da região. Câmeras foram instaladas na área interna e externa da igreja.

Durante a romaria de N. Sra. das Dores, é reforçada a segurança, incluindo a área do Museu Paroquial, como também na parte externa com agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. "Não temos nos últimos anos registro de furtos e roubos, apesar da intensa movimentação", explica o padre Joaquim Cláudio, vigário da Basílica.

Os dirigentes da Igreja de São Vicente Ferrer, Santuário Eucarístico Diocesano, no Centro do Crato, também, sofrem o medo de roubos e assaltos. As ações de criminosos acontecem tanto no interior do templo religioso, como em suas imediações.

Há cerca de dois anos, um assalto foi registrado na secretaria da igreja. Armados, os bandidos levaram dinheiro, além de imagens de santos e alguns terços. Houve pânico por parte dos funcionários. Furtos ainda acontecem no local. "No início da semana, um homem arrombou o cofre das oferendas. Até o confessionário já foi arrombado", comenta o sacristão da igreja, João Leite Oliveira, conhecido por Joãozinho.

Na tentativa de diminuir o número de delitos, foram instaladas 12 câmeras de segurança na área interna. Destas, quatro possuem sistema de filmagem em infravermelho. "Nós também contamos com a colaboração da comunidade que, através de doações, auxiliam no pagamento de um segurança privado", informa o sacristão.

Centro-Sul

Na região Centro-Sul do Ceará, o mais recente registro de furto de objetos de igrejas, ocorreu no ano passado, quando foram levadas as joias que adornavam a imagem de N. Sra. Aparecida, exposta em um nicho na Igreja Matriz de N. Sra. do Perpétuo Socorro, no bairro Prado, em Iguatu. Apesar da aparente tranquilidade, os padres dizem que é preciso estar sempre vigilante e reforçar a segurança.

"Não podemos nos descuidar", disse o vigário geral da Diocese de Iguatu, padre Afonso Queiroga. "Existem os oportunistas que aproveitam a ocasião e levam instrumentos, equipamentos ou objetos sacros". O furto das joias da imagem da Padroeira do Brasil ocorreu durante a noite e só foi descoberto no dia seguinte. "A gente suspeita que o ladrão ficou escondido dentro da igreja e saiu na madrugada. Ele quebrou o vidro e teve fácil acesso às jóias".

Igreja Matriz de Russas, município que registra, somente neste ano, cerca de dez invasões a templos católicos. A insegurança amedronta fiéis FOTO: ELLEN FREITAS/ Igreja N. Sra. de Fátima, em Crateús, onde as janelas já foram substituídas por estruturas de ferro e vidro, para combater ação de ladrões FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Havia brincos e cordões de ouro de significativo valor econômico que foram doados por devotos católicos para adornar a imagem de N. Sra. Aparecida. Há cerca de cinco anos, foi furtado um violão elétrico também da Igreja Matriz no Prado, depois do ensaio do grupo de cântico e animação das celebrações.

No dia a dia, a maioria das igrejas permanece fechada. É uma medida de segurança. Poucos são os templos que ficam abertos além dos horários das celebrações de missas, adoração, casamento e batizados. "A gente só expõe microfone e objetos sacros como cálices na hora da celebração", disse o padre Carlos Roberto Alencar, da Matriz de Sra. Sant´Ana em Iguatu.

Na Zona Norte do Estado o último relato de assalto relacionado com a Igreja foi em março, quando o padre Bosco Linhares foi assaltado quando saia de uma celebração na Igreja da Ressurreição. Na ocasião, os bandidos levaram R$ 20,00 e o padre enfrentou momentos de susto e apreensão. Não há registro de arrombamentos.

O vigário geral da Diocese de Sobral, padre Gonçalo de Pinho Gomes, lamentou o fato de que as igrejas não podem ficar mais abertas diariamente como no passado, pois o risco é constante diante da insegurança.

"Vez ou outra temos registros de furtos de aparelhos de som e de outros instrumentos, por isso é preciso ter proteção, grades de ferro e segurança".
Giro da Noticia 190

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Programa CNH Popular atenderá no município Deputado Irapuan Pinheiro.

O programa, iniciado em 2009, é destinado à população de baixa renda, para obter, de graça, a Carteira Nacional de Habilitação, categoria A.
Os moradores do Município Deputado Irapuan Pinheiro podem realizar o pré-cadastro no Programa Carteira de Motorista Popular a partir desta segunda-feira (30). Os documentos para validar a inscrição devem ser entregues até a próxima sexta-feira (04), na unidade móvel do Detran-CE, que ficará estacionada na Escola de EnsinoMédio Joaquim Josué da Costa (Rua Olga de Sousa, 80; próximo ao Hospital Municipal São Bernardo).
Os documentos necessários para a inscrição no Programa são original e cópia do CPF, Carteira de Identidade, Comprovante de endereço no nome do candidato e comprovante de que seja beneficiário do Bolsa Família ou esteja matriculado na escola pública - ensino fundamental, médio ou profissionalizante -, ou seja egresso do sistema penitenciário ou portador de necessidade especiais.
O programa, iniciado em 2009, é destinado à população de baixa renda, para obter, de graça, a Carteira Nacional de Habilitação, categoria A (para conduzir motocicleta) sem nenhum custo durante o processo: matrícula no Centro de Formação de Condutores - CFC's (autoescola), aulas teóricas, exame teórico, aulas práticas e exame prático.
Giro da Noticia 190

QUIXERAMOBIM > Policiais resgatam Idoso de 70 anos na Serrinha de Santa Maria

Quixeramobim > A solidariedade e a determinação do cabo policial militar Marcos Rogério, do ex PM Jorge Luiz da Silva e de um amigo, identificado pelo nome de Marcos, salvou a vida do agricultor José Bernardino, 70 anos, mais conhecido como Zé do Bicho. Ele havia desaparecido na última terça-feira, 24, após sair de casa para colher cascas de árvores para fazer um remédio. O idoso foi encontrado na noite desta quinta-feira, 26, dentro de uma mata fechada, na Serrinha de Santa Maria, na zona rural de Quixeramobim.
Segundo Marcos Rogério uma moradora daquela localidade ouviu gritos pedindo socorro enquanto subia a serra e informou ao amigo. Já era noite mas o trio partiu à procura do idoso. Após horas de busca Zé do Bicho foi encontrado, dentro da mata, com sinais de desnutrição, muita fome e sede. Ele estava tão fraco que após o resgate foi necessário amarra-lo na cintura de um motociclista para descer a serra. Como estava muito debilitado o idoso não informou com foi parar a quilômetros de distância da sua casa. Ele mora no Centro de Quixeramobim.
Giro da Noticia 190Quixeramobim - Resgate na Serrinha de Santa Maria (5)
Quixeramobim - Resgate na Serrinha de Santa Maria (2)

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO Obras paradas provocam desemprego em Mauriti

Com menor oportunidade de trabalho, toda a economia do município registra dificuldades
Mauriti. A demora na conclusão do processo licitatório que garantirá o retorno das atividades no canteiro de obras da Meta 3N, antigo lote 6 da transposição das águas do Rio São Francisco, neste município, continua gerando transtornos e prejuízos à diversos setores da sociedade local. Os trabalhos foram interrompidos há cerca de dezoito meses. Mais de 1.500 operários foram demitidos gerando déficit na economia do município. O índice de inadimplência cresceu junto às lojas de departamento e eletrodomésticos. Houve redução no número de aluguéis residenciais e comerciais. O setor de alimentos também passou a contabilizar perdas.

Trecho do canal na Meta 3N, antigo lote 6. O cenário é de abandono. Segundo o Ministério da Integração, trabalho será retomado após licitação FOTO: ROBERTO CRISPIM
"Desde que a obra foi paralisada, todo o comércio do município vem sofrendo com os prejuízos", afirma o comerciante Sinval Argemiro. Proprietário de um mercadinho localizado no Centro da cidade, ele diz que a queda das vendas no estabelecimento foi acentuada após a paralisação das obras. "A economia praticamente estagnou. Se é que não decresceu", pondera.

O comerciante avalia que as demissões resultantes da paralisação das obras também ocasionaram o fechamento de alguns estabelecimentos. "As perdas foram superiores a 40%. Teve gente que havia iniciado uma atividade comercial por causa da transposição. Com a paralisação, vieram as inadimplências. Muita gente não aguentou os prejuízos e acabou fechando", contou.

O índice de desemprego cresceu consideravelmente. A maioria da mão-de-obra existente no município permanece ociosa devido à falta de oferta de vagas no mercado de trabalho. Na cidade não há empresas de grande porte, tampouco indústrias. A situação acabou gerando o êxodo de muitos trabalhadores que, em busca de emprego e oportunidades, migraram para outras regiões. O setor agropecuário também aponta para possíveis prejuízos devido ao atraso nas obras. "Se já tivessem concluído esse canal, a gente estava usando a água para irrigar as plantações. Em vez disso, por causa da seca, os bichos estão morrendo e o legume quase não nasceu", lamenta o agricultor Francisco Genivaldo dos Santos.

Dados da gestão municipal garantem uma perda superior a 70% da safra agrícola deste ano. No ano passado os prejuízos no setor foram próximos aos 90%.

"Com esta paralisação nós estamos atravessando um momento crítico onde as famílias estão vivendo praticamente do Bolsa Família, Bolsa Estiagem e Garantia Safra, programas sociais do Governo Federal", observa a secretária Aparecida Bernardo, que responde pela área do Desenvolvimento Econômico do município. O número de agricultores beneficiados pelo programa Garantia Safra no município é de 4.111pessoas. O valor pago é de R$ 80 em cada uma das sete parcelas distribuídas pelo programa. Já o programa Bolsa Família beneficia mais de 8,5 mil famílias. O volume de recursos pagos injetados no município é de R$ 1,4 milhão por mês.

Embora não saiba precisar o percentual de perda na economia local, devido à interrupção das obras, Aparecida Bernardo diz que os prejuízos são facilmente detectados se comparada à atual realidade do município à época em que os trabalhos vinham sendo realizados no canteiro da transposição. "O desenvolvimento econômico, a circulação dos recursos, inclusive o comércio, era totalmente diferente com o de hoje", conclui.

Na área onde deveriam estar residindo os proprietários de áreas desapropriadas para a construção do canal, na região de Descanso não há atividades. As casas que seriam ocupadas por mais de 80 famílias ainda não estão prontas. A construção das residências já dura três anos. "Está parado. Ainda falta fazer toda a parte elétrica das casas e alguns outros serviços", disse um dos vigias, que pediu para não ser identificado com medo de perder o emprego.

O Ministério da Integração informou que o projeto de integração do Rio São Francisco também possui outro trecho de obra que passa pelo município de Mauriti. Conforme destacou, "está em construção no município à entrada do maior túnel da América Latina para transporte de água, o Cuncas I". Nesta fase, mais de 600 pessoas estariam atuando nas frentes de serviços entre o Ceará e a Paraíba

A pasta também comunicou que as atividades do antigo lote 6 estão suspensas em razão da paralisação unilateral das empresas responsáveis pelo lote. Os serviços que estão suspensos serão retomados com a conclusão do processo licitatório da Meta 3N, que já está em fase final. O Ministério da Integração Nacional prevê a contratação deste trecho (Meta 3N) nos próximos dias.

Conforme o Ministério, com previsão prevista para 2015, as obras do projeto estão em andamento e empregam mais de 6,3 mil trabalhadores. Quatro trechos de obra funcionam 24 horas por dia em São José de Piranhas (PE), Salgueiro (PE), Cabrobó (PE) e Jati (CE).

Também destaca que neste ano, o ritmo da obra voltou a ser acelerado. Sendo mais de 2,3 mil novos postos de trabalho abertos neste ano. As novas contrações são fruto das ordens de serviço emitidas pela pasta nos últimos meses. Ao todo, foram assinadas 11 ordens de serviço para o projeto, que tem 1,8 mil máquinas em funcionamento.
Giro da Noticia 190

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Presidência da República terá página no Facebook

A Presidência da República terá uma página no Facebook e relançará o Portal Brasil, na próxima sexta-feira, 27, com um guia de quase 600 serviços públicos. No rastro dos protestos de junho e a um ano da eleição, a presidente Dilma Rousseff decidiu se render àsredes sociais, na tentativa de não ser surpreendida por ataques online que ganham corpo nas ruas.
O governo e a cúpula do PT admitem que há tempos vêm perdendo a batalha da comunicação na internet. Não conseguiram detectar a insatisfação que levou a manifestações no País inteiro e demoraram a perceber que a popularidade do governo começava a desmoronar. Na campanha eleitoral de 2010, os petistas também não viram a cruzada virtual que se formava contra a então candidata Dilma, que apareceu em redes sociais como defensora do aborto.
Agora, o Palácio do Planalto quer criar uma vacina para se proteger do bombardeio cibernético na campanha. Com fundo verde e letras amarelas, o Portal Brasil também abrigará uma sessão chamada "Fale com a Presidente". Uma equipe responderá, em nome de Dilma, às perguntas dos internautas. Até hoje ela não se animou a reativar sua conta pessoal no Twitter.
Coordenado pelo porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, e por Valdir Simão, que foi secretário-executivo do Ministério do Turismo, o Gabinete Digital também deverá lançar no Facebook um mecanismo de consulta popular e organização de debates sobre temas específicos. A ideia é monitorar o humor dos internautas e criar uma estrutura mais ativa do governo nas redes sociais.
O Portal Brasil trará, agora, acesso para um Guia de Serviços Públicos, no qual os usuários poderão saber, por exemplo, informações para emissão de Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), de passaporte, além de locais do programa Aqui tem Farmácia Popular e a situação de voos. Haverá, ainda, notícias sobre vagas do Sistema Nacional de Empregos (Sine), do Portal Mais Emprego, e sobre a emissão de Guia da Previdência Social (GPS). 
Giro da Noticia 190

JAGUARUANA, Centro amplia serviços a especiais

O local funciona há cinco meses oferecendo atendimento a crianças e adolescentes com necessidades especiais
Jaguaruana. Há cerca de cinco meses em funcionamento, o Centro de Atendimento Especializado de Jaguaruana (Caej), tem sido referência no atendimento de crianças e adolescentes com necessidades especiais. O projeto visa o atendimento inclusivo e o acompanhamento profissional a estudantes da rede pública e privada. Somente no mês passado o espaço realizou mais de 450 atendimentos.

O espaço conta com equipe interdisciplinar de profissionais para completo atendimento Fotos: Ellen Freitas
A unidade é a primeira com essa estrutura no Vale do Jaguaribe. O serviço está em funcionamento desde abril deste ano, com atuação de 10 profissionais da saúde e área pedagógica especializada em educação especial, com carga horária de trabalho de 20 horas semanais, atendendo 200 crianças nasmais diversas especialidades.

A estrutura foi reformada e inaugurada no início deste mês. O projeto partiu do titular da Secretaria de Educação do Município, Afraudízio Soares, a partir da necessidade de se ofertar atendimento especializado aos alunos da rede pública.

De acordo com um estudo realizado pelos profissionais da Atenção Básica da Secretaria de Saúde da cidade de Jaguaruana, foi constatado o número considerável de casos de crianças especiais fora da escola.

"Com esse levantamento um número de mais de 500 casos de crianças portadores de necessidades especiais e, em grande parte, muitas delas fora da sala de aula. São casos como a Síndrome de Down, paralisia cerebral, crianças surdas. Foi feito todo um levantamento para a conclusão do projeto", explica Soares.

O Centro funciona na antiga casa de hóspedes do município, onde abrigava profissionais que vinham trabalhar na cidade. A estrutura conta com cinco salas, cozinha refeitório e um amplo espaço no entorno do prédio.

Através de um projeto de Lei, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Jaguaruana, toda a estrutura foi doada para a implantação do Caej.

De acordo com o secretário, o investimento foi mínimo, já que o município passa por dificuldades financeiras. Boa parte dos materiais e recursos foi conseguido por meio de doações de empresários da cidade e populares, que abraçaram a causa.

"É isso que faz esse projeto ser mais especiais, a participação das pessoas que contribuíram de alguma forma para que fosse realizado", ressalta Soares.

As crianças e adolescentes do município, em idade escolar, de instituições públicas ou privadas, contam com o atendimento de profissionais como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, médico, psicopedagogos, professores de educação especial e de libras, além de atendimento médico, em casos específicos.

As crianças atendidas no Caej são geralmente encaminhadas pelas instituições de ensino, mas Soares ressalta que as famílias podem buscar o atendimento junto à unidade. São avaliadas por dois ou mais profissionais e seguem para tratamento.

Para a coordenadora do Caej Cleuzeli Batista Barros, os pais são os grandes parceiros do projeto e fundamentais para o acompanhamento da evolução das crianças atendidas.

"Nós procuramos fazer a divulgação desse trabalho para que os pais busquem o atendimento especializado para seus filhos e para que eles possam a partir daí serem incluídos na vivencia escolar. É uma contribuição para o desenvolvimento saudável dessas crianças", explica.

Barros ressalta que a demanda por alguns profissionais tem crescido significativamente e gerado lista de espera. Atualmente, cerca de 50 crianças aguardam vaga para o atendimento com fonoaudiólogo. Também há espera para Terapia Ocupacional e Professor de Atendimento Educacional Especializado.

O fonoaudiólogo Wagner Vargas é um dos profissionais mais procurados. Segundo ele dificuldades de fala estão entre os problemas mais recorrentes nas crianças em idade escolar.

"O não pronunciamento de algumas letras, a demora no desenvolvimento da fala, a mudança da voz, principalmente em meninos na mudança da infância para adolescência, são casos bastante comuns. Fazemos uma avaliação clínicas e tratamos dessas dificuldades", destaca.

Resposta

Sobre a fila de espera no Centro de Atendimento Especializado de Jaguaruana, Barros afirma que a demanda tem crescido rápido e que a medida que as crianças vão tendo alta, outras vagas são ofertadas. "Nós atendemos hoje 200 crianças, então de acordo com o aumento da oferta estimamos atender a demanda nos próximos anos", frisa.

Soares afirma que a partir de 2014 será ampliada a carga horária dos profissionais do Centro, de 20 para 40 horas semanais.

"Esse projeto abre sim possibilidade de expansão, tanto na carga horária, quanto na oferta de novas especialidades, caso haja demanda. Nossas metas estão sendo atingidas e esperamos muito em breve atender a todas as crianças que precisam desse atendimento", finaliza.
Giro da Noticia 190

Jaguaretama policia evita chacina de 10 pessoas da mesma Família na madrugada de terça feira 25-09.

Uma Operação policial realizada em Jaguaretama - CE.
Resultou na apreensão de 3 revolveres cal. 38, uma pistola 380 e farta munição, um notebook, mais de 1,5 kg de drogas, uma moto roubada do Rio Grande do Norte também foi recuperada e prisão de 6 pessoas, segundo a policia milita de Jaguaretama conseguiu evitar uma chacina de pelo menos 10 membros da mesma família que seriam mortas durante a madrugada.
Mais uma denuncia  anônima levou os policias evita a suposta chacina em Jaguaretama.
Participaram dessa operação Sub tenente  Carlos Herbenio Almeida Bezerra , Cb Stenio Moreira, Sd Cezario, Sd Rui Glaubio Santiago e Sd Jan Gomes.
Todos os acusados estão presos a disposição da Justiça.

Suspeito presos na cadeia de Jaguaretama 


Material encontrado com a quadrilha 

Moto aprendida

Policias que participaram da operação
Giro da Noticia 190