terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dupla de assaltantes de Jaguaretama tentam Assaltar Agência dos Correios em Banabuiú.

Com os indivíduos foram encontrados três aparelhos celulares, um revólver cal. 38, com seis cartuchos intactos e a quantia de R$3.270,00 reais.
Avoid this medication without the advice of your doctor in case you have early signs of your stroke heart problems or heavy feeling, pain spreading on the arm or shoulder, nausea, sweating, general ill feelingcialis women for. Cialis can be used to help remedy the subsequent conditions: , cialis online No results foundhowever, this does not necessarily mean no interactions existonline service.
agência dos Correios da cidade de Banabuiú, no Sertão Central cearense, foi assaltada por dois indivíduos. O estabelecimento fica localizado na Rua Juscelino Kubitschek, no Centro.
O gerente disse aos policiais que um assaltante adentrou a agência como se fosse cliente, pegou a fila e quando chegou sua vez de ser atendido, sacou uma arma e anunciou o assalto. O compassa aguardava no lado de fora da agência em uma motocicleta Honda Bros.
Os meliantes fugiram em direção ao Distrito de Laranjeira. O policiamento do destacamento de Banabuiú comunicou imediatamente o 9º Batalhão de Polícia Militar que articulou uma operação em toda a região, além de Morada Nova, o qual teve êxito nas buscas.
Policiais de Morada Nova conseguiram prender os dois elementos entre as localidades de Poço da Pedra e Roldão. Francisco Marcio Lima Peixoto e Delano Lemos Lima foram presos. Eles já haviam substituído a motocicleta e no momento da abordagem estavam na moto CG Titan, cor cinza, OCN-1118.
Com os indivíduos foram encontrados três aparelhos celulares, um revólver cal. 38, com seis cartuchos intactos e a quantia de R$3.270,00, (três mil duzentos e setenta reais). A polícia afirma que os assaltantes confessaram que haviam realizado o roubo e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Morada Nova e de lá para a Delegacia de Polícia Civil de Banabuiú para a lavratura do auto de prisão em flagrante.
Giro da Noticia 190

sábado, 19 de outubro de 2013

Detento é morto à bala fora da Delegacia de Jaguaribara,Por Homens Desconhecido.

Por volta das 20:40hs deste sábado (19), um detento da Delegacia de Polícia de Jaguaribara foi morto a tiros fora do presídio. O nome da vítima é Francisco Verismar Pereira Maia, de 25 anos. Ele fazia serviços gerais de limpeza na delegacia, por isso havia utilizado as chaves para sair. Segundo os policiais que estavam de Plantão, Comandante Kennedy e Cabo Diogenes, já fazia um ano que Verismar estava preso. Ele era considerado perigoso e estava envolvido com o tráfico de drogas, mas por manter bom comportamento, tinha acesso para as áreas em que fazia limpeza. Os policiais ouviram apenas os disparos na hora do ocorrido. Foi encontrado próximo ao local do crime, 3 cartuchos calibre de 9 mm. A polícia ainda não tem conhecimento dos autores do homicídio.

Giro da Notícia

Mulher sequestrada é encontrada morta em Jaguaretama CE.

Maria Valéria foi levada por dois indivíduos na tarde de ontem. Seu corpo foi encontrado neste sábado (19)

Maria Valéria Chavier tinha entre 25 e 30 anos. Poderia se dizer que sua vida estaria apenas começando a vida, se ela não estivesse sindo morta. Por volta das 08:30 da manhã de ontem, sexta-feira (18), Valéria foi sequestrada juntamente com seu filho de 11 anos  por dois indivíduos na localidade de São Francisco em Jaguaretama.
Segundo informações da policia civil que esteve no local, Valeria e o filho foram levados para uma casa usada como cativeiro onde os bandidos deixaram o garoto e sairão com a vitima para praticar o crime em seguida liberaram o menor filho da vitima, onde o próprio filho foi quem encontrou  o corpo da mãe já em estado de decomposição na mata nas proximidades de sua residencia.
A vitima foi atingida com um tiro na nuca caindo sem vida, a policia agora trabalha com intuito de identificar os autores do crime e aguarda no local a chegada da pericia.
Pericia fazendo levantamento do crime 
Vitima 
local do Homicídio 
Giro da Noticia 190

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Policia de Jaguaretama Prende Suspeito de vários assaltos na região,Inclusive roubou o carro do irmão do Secretario de Saúde.

        A policia militar de  Jaguaretama na noite de sexta feira 11 de outubro, prendeu um homem  por nome de Gilvan Fernandes da Silva,29 anos de idade natural da cidade de Jaguaribara.
 O acusado vinha praticando vários assaltos na sona rural á mão armada, Inclusive roubou o carro do irmão do secretario de saúde da cidade de Jaguaretama,Segundo o Sub tenente Carlos Herbenio  ultimamente as denuncias são muitas dos constantes assaltos na sona rural e agora se não bastasse essa onda de homicídio que volta aterrorizar  na região.
O caso foi  parar na casa legislativa onde vereadores  cobraram  mais segurança para o município  o qual a População já não aguenta mais a onda de assaltos e  homicídio na cidade, na seção de hoje segunda feira 14/10,
O vereador Rodolfo Cunha falou que temos que levar esses casos á imprensa para que uma providencia possa ser tomada, não podemos ver nossos jovem morrendo assim no mundo do crime e algo tem que ser feito.
A nossa redação entrou em contato  com o diário do nordeste e ficamos de agenda uma data ainda para essa semana em Jaguaretama para  levar as denuncias ao secretario de segurança do estado do ceara e tentar  amenizar a violência e esse quadro sangrento no nosso município.
Giro da Noticia 190

domingo, 13 de outubro de 2013

A violência volta a Reinar na Terra do Medo em Jaguaretama CE,Dois Homicídio em menos de 24 horas.

       No intervalo de pelo menos 24 hs, dois Homicídio foram consumado na cidade de Jaguaretama  no Vale Jaguaribe, no inicio da noite de sexta feira 11/10 por volta das 18:00 hs dois homens em uma moto chegaram atirando em um  ex presidiário que estava na AV Manoel Lemos e tombou no chão sem vida.
Já na noite desse Sábado 12/10  por volta das 21:00 hs dois elementos encapuzados chegaram no trailer do Kiko no centro, e atiraram contra  Wellington Lima de 30 anos de idade conhecido por Rachide que estava falando no celular,segundo informações da policia militar o rapaz já respondia também por dois crimes na justiça no artigo 157, e 180.
  A vitima foi atingido com seis tiros(6)sendo na cabeça e no peito tombando sem vida.
Pelos os fatos que vem acontecendo em Jaguaretama pode-se constar que a onda de crisme na região voltou. 
A cidade ficou conhecida nos veículos de noticia como ``terra do medo`´´,  a pouco apouco volta esbanjar nas feições da população uma expressão de pânico e medo  na cidade. 
Giro da Noticia  190
Colaborador:Guerreiro 

sábado, 12 de outubro de 2013

Ex Presidiário morto com 5 tiros após sai da Cadeia Publica de Jaguaretama CE.

             O jovem de 25 anos de idade por nome de Willame Lima Saldanha, depois de passa um ano e seis dias preso na cadeia púbica de Jaguaretama.
Onde respondia por Furto  e poste ilegal de armas recebeu seu alvará de soltura para responder em liberdade pelos crimes cometidos.
 Onde o jovem passou apenas 3 dias na rua, quando no inicio da noite desta sexta feira estava sentado nas proximidades do comercio do seu pai, na avenida Manoel lemos por volta das 18:00hs. Quando dois elementos em uma moto desconhecida,chegaram e dispararam  contra a vitima pelo menos seis (6) disparos, de revolve calibri 38, sem a mínima chance da vítima esbouçar nenhuma reação.
Em seguida os elementos tomaram rumo inguinorado, Williame, antes de ser preso no ano de 2012, já haviam tentado matá-lo, mas sem sucesso na execução.
A polícia civil do município de Jaguaretama trabalha agora no intuito de identificar a causa do crime e prender os autores que até o presente momento não se sabe do que se trata.
Giro da Noticia 190

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Juiz solta menores acusados de atear fogo em dentista em SP

Alexandre teve cerca de 75% do corpo queimado após dois criminosos armados invadirem seu consultório odontológico e atear fogo nele (Foto: Reprodução/Facebook)
O juiz Marco César Vasconcelos e Souza, da Vara da Infância e Juventude de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, considerou que os três adolescentes presos sob suspeita de terem participado da morte do dentista Alexandre Gaddy Peçanha, de 41 anos, queimado após um assalto ao seu consultório na cidade do interior paulista, devem ser soltos por insuficiência de provas.

De acordo com o juiz, a única prova do crime teria sido o depoimento de um dos adolescentes, enquanto os demais negam envolvimento. A falta de prova pericial motivou a liberação dos jovens que estão detidos desde o dia 13 de agosto. O crime foi cometido em 27 de maio. Outros dois homens suspeitos de participação no assassinato, de 23 e de 30 anos, seguem presos, ainda sem data definida para o julgamento.
Giro da Noticia 190

Projeto Mata Branca poderá ser ampliado para outras regiões

O sucesso fez com que o Conpam vislumbre sua aplicabilidade em locais suscetíveis à dissertificação

Fortaleza O Projeto Mata Branca poderá ampliar seu raio de ação no Ceará sendo integrado ao Projeto São José III, beneficiando também as comunidades rurais das regiões de Irauçuba e Médio Jaguaribe, além da já contemplada Inhamuns, áreas estas suscetíveis à dissertificação.

A Caatinga é um bioma típico do Nordeste brasileiro. O projeto ambiental do Ceará e da Bahia buscou contribui para o desenvolvimento sustentável desse ambiente. Abrangeu 226 comunidades e 2.113 famílias FOTO: CID BARBOSA

Para tanto, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) vem negociando com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) a abertura de editais com projetos que envolvam o São José III, mas que sejam voltados ao Mata Branca.

A novidade foi anunciada ontem durante o seminário final do Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga, realizado nos Estados da Bahia e Ceará, o Mata Branca. Na ocasião foram avaliados os resultados da iniciativa. O evento foi promovido pelo Conpam reunindo comunidades beneficiadas e instituições parceiras.

O Mata Branca é um projeto dos governos cearense e baiano visando contribuir com a preservação, conservação, uso e gestão sustentável da biodiversidade do bioma Caatinga, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes através da introdução de práticas de desenvolvimento sustentável.

De acordo com o presidente do Conpam, Bruno Sarmento de Menezes, por ser um projeto amplo, a ideia do Conselho é dar continuidade à iniciativa, desta vez de forma mais direcionada. "Com o sucesso do projeto pretendemos prosseguir com microprojetos que se identifiquem com a particularidade das comunidades beneficiadas. Para tanto, vamos buscar recursos e novos parceiros", explica.

Resultados
Durante o evento foram destacados os resultados dos três componentes do projeto, no Ceará: o apoio a instituições e políticas públicas para gestão integrada; a promoção de práticas da gestão integrada dos ecossistemas e o monitoramento e a avaliação das atividades desenvolvidas.

No primeiro item, a iniciativa capacitou membros do poder público municipal e os beneficiados, como agricultores rurais, pelo projeto com cursos como educação ambiental e reaproveitamento de espécies de caatinga.

No segundo componente foram apoiados, técnico e financeiramente, 72 projetos em Tauá, Crateús, Independência, Novo Oriente, Parambu, Catarina, Aiuaba e Quiterianópolis, atendendo 226 comunidades e 2.113 famílias, por meio da adoção de práticas como consumo sustentável, agroecologia, apicultura, manejo de solo e água, reciclagem e recuo de água.

Ainda neste contexto, no Estado foram capacitadas 1.760 pessoas, em 68 municípios do Sertão Central e dos Inhamuns. Quanto as áreas protegidas, foram criadas duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural e três áreas estão sendo finalizadas entre Conpam, Associação Caatinga, com apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Com relação ao último componente foram realizados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em sete dos oito municípios vinculados ao projeto, mapeamento do uso e ocupação do solo a partir de imagem por satélite, a fim de caracterizar a forma de uso da Caatinga e a situação de conservação deste bioma.

Foi realizado ainda um trabalho de desenvolvimento de conhecimentos sobre a aplicabilidade do Mata Branca por meio de eventos e seminários tratando de educação ambiental tendo como instrumento de ensino o álbum de figurinhas "Amigos da Mata Branca", idealizado pela Unidade Gerencial do Projeto.

Para a assessora de projetos especiais do Conpam, Tereza Farias, esta foi uma experiência exitosa. "O projeto chegou como mecanismo de integração de outros projetos nos dois Estados com uma perspectiva regional. E o mais interessante é que, mesmo sendo Estados sem divisa geográfica, conseguiu-se um grande nível de entrosamento".

Segundo ela, a iniciativa surgiu quando os governos do Ceará e da Bahia, por meio de um estudo, detectaram que o maior potencial do bioma de Caatinga está no Nordeste, sendo a região a detentora de 62% . Foi percebido também que haviam poucos projetos na área ambiental.

Investimento
O Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga, Mata Branca, surgiu de um acordo de doação, financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente e Banco Mundial, no valor de US$ 23 milhões, entre eles US$ 13 mi em contrapartida dos Estados em serviços e US$ 10 mi em valor financeiro, sendo 50% para cada Estado, no período de 2007 a 2013.

A especialista ambiental sênior do Banco Mundial, no Brasil, Bernadete Lange, avalia que o investimento foi bem aplicado revelando que este é foi o primeiro Projeto, no Brasil, de investimento específico no Bioma Caatinga. "Investe-se muito em outros projetos como os voltados à Mata Atlântica, por exemplo".

Para ela o seminário para destacar os resultados do Mata Branca foi um evento relevante. "Ele revelou a integração de esforços de todos os envolvidos, inclusive das comunidades beneficiadas, pessoas estas responsáveis pela conservação da Caatinga.

Entre as comunidades beneficiadas pelo projeto Mata Branca, e presentes ao seminário, está Fidelis, local que abriga quilombolas e indígenas, e situado próximo a Quiterianópolis.

Francisca Eliete Demétrio da Silva é uma quilombola e revela que a iniciativa transformou a sua realidade e de seus pares. "Era tudo muito difícil e a convivência com o projeto mudou tudo, vivemos bem agora. Antes a gente desmatava e agora plantamos. Nós somos em 50 pessoas envolvidas que, com o projeto, construímos muitas coisas, dentre elas uma horta, uma casa de abelha e fizemos até uma cerca com produto de reflorestamento. Hoje sabemos preservar, damos valor à Caatinga", diz.

O projeto mudou também a vida do indígena Antonio Rodrigues de Oliveira, da etnia Tabajara, e morador também da comunidade de Fidélis. Segundo ele, o Mata Branca fez a diferença na vida de todos que ali vivem. "Hoje está tudo mudado. Era uma vida difícil e agora não. O projeto veio para modificar nossa vida. Vejo que hoje somos mais desenvolvidos e respeitamos a Caatinga, quando se fala em preservação e reflorestamento".
Giro da Noticia 190

terça-feira, 1 de outubro de 2013

AÇUDE CASTANHÃO Mortandade de peixe causa apreensão em Jaguaribara

Secretaria de Pesca e Aquicultura do município de Jaguaribara alerta para a crise na piscicultura no Açude Castanhão, que poderá se agravar, caso os órgãos competentes não se posicionem para resolver alguns dos problemas detectados há alguns anos.

A seca que acontece há três anos somente tem agravado a crise da pisicultura no Castanhão, onde também se ressentia de um manejo inadequado.

O parque aquícola de Jaguaribara é o maior de todo o açude e, só neste ano, enfrentou duas grandes mortalidades do pescado. A secretária executiva de Aquicultura e Pesca de Jaguaribara, Lívia Barreto, revela que a atividade vem sendo realizada "à vontade", há mais de 10 anos, sem a atuação efetiva do Ministério da Pesca e da Agência Nacional de Águas (ANA), responsáveis pela aquicultura.

Lívia observa que os antigos agricultores da Velha Jaguaribara, que só aprenderam a pescar, estão despreparados e desamparados pelos órgãos competentes para enfrentar efetivamente as consequências. Os primeiros tanques-rede foram colocados no Castanhão em 2003, cerca de seis meses depois que foi inaugurado, o que aconteceu em dezembro de 2002.

Porém, foi somente em 2008 que o Ministério da Pesca e Aquicultura estabeleceu as áreas para a piscicultura. A partir daí, o açude foi licitado em parques aquícolas e divididos em espelhos d´água. Na época, 647 famílias das cidades de Jaguaretama, Alto Santo e Jaguaribara, que atuavam no açude, foram selecionadas para receber os Títulos de Cessão de Águas da União.

As famílias selecionadas poderiam usar as águas do reservatório para criar peixe em tanques-redes (gaiolas submersas), em áreas com licenciamento ambiental, autorização da Marinha e outorga de água pela Agência Nacional das Águas (ANA). De acordo com Livia Barreto, o processo de licitação ocorreu como estava previsto e, posteriormente, houve a entrega das concessões de usos. No entanto, a parte mais importante, que é a demarcação dos espelhos, não foi realizada até hoje.

Demarcações

Segundo ela, esse foi um dos inúmeros problemas que surgiriam ao longo dos anos. Os lotes licitados na época ocupavam uma área de 1.250 m² de espelho d´água do reservatório, mas, segundo a secretária, por não ter demarcações dos espelhos, nunca se cumpriu o que foi determinado em relação a esse tamanho. "Essa área foi baseada pelo tamanho de tanques utilizados na época", disse.

Hoje, o Castanhão tem tanques com dimensões muito superiores e ocupam uma área bem maior do que 1.250m², até por que, segundo os produtores que tem somente a piscicultura como fonte de renda, não haveria perspectivas de progresso na atividade com tamanho tão limitado", afirmou Barreto.

Outro problema foi o despreparo destas famílias para atuarem na piscicultura. Houve inúmeras capacitações para as comunidades, ministradas pelo Sebrae e Senar, no que competia desenvolver atividades de produção e comercialização, mas sem integrar a parte ambiental.

Descarte

Um grande problema detectado nessa época, segundo Lívia, era o descarte das vísceras nos arredores do açude, que acabavam retornando a água. Para ela, isso impactou na mortalidade de peixes, deixando os pescadores locais assustados.

A estiagem dos últimos três anos foi um complicador a mais. O processo de eutrofização resultou em perdas gigantescas para os produtores atingidos, com a mortalidade do peixe. Atualmente, o Castanhão se encontra com 49% de sua capacidade e só este ano, duas grandes mortalidades do pescado foram registradas. Para o secretário titular de Aquicultura e Pesca, André Siqueira, há uma grande necessidade de acompanhamento técnico da atividade no açude. "Se a diminuição do nível do açude gerou uma mudança nas áreas para a piscicultura, eu poderia afirmar que há sim uma necessidade do Ministério e da Agência Nacional de Águas, reavaliar a alocação dessas novas áreas", ressaltou. Além da questão das áreas, o acompanhamento técnico também é outro grande problema. Livia aponta que a Secretaria vem tentando amenizar os impactos, mas que há uma grande ausência dos governos do Estado e Federal, para ações mais efetivas.

Necessidades

"O Castanhão precisa, dentre várias necessidades, de um engenheiro de pesca atuando aqui dentro. Nós contávamos com a parceria da Secretaria Estadual de Aquicultura e Pesca para a contratação deste profissional. Organizamos uma seleção. Recebemos currículos, mas há 15 dias fomos informados pela Secretaria que devido a cortes eles não poderão mais contratar um engenheiro", lamenta.

A fiscalização também é fundamental, ressalta Lívia, para coibir a exploração excessiva da atividade e os impactos negativos ao Meio Ambiente. Até o fechamento desta edição a reportagem não obteve retorno do superintendente federal de Pesca e Aquicultura no Ceará, Emanuel Simões, assim como da Superintendência do Ministério da Pesca no Ceará. Todos os telefones disponibilizados não atenderam ou estavam fora de área.

FIQUE POR DENTRO

Eutrofização já vem sendo alvo de denúncias

O Diário do Nordeste vem acompanhando o problema da mortandade de peixe e chamando a atenção para suas causas, que afetam, sobretudo, o pescado da tilápia no Castanhão. Só em julho foram 100 toneladas, a maior registrada em 10 anos de atividade. Autoridades em piscicultura, como Jarbas Studart, acusaram "a ganância dos aquicultores com o cultivo de tilápia em tanques-rede cuja densidade está, nesta época de forte estiagem, superdimensionada", ocasionando a eutrofização.

A eutrofização (ou eutroficação) é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente de ordem natural, tendo como princípio básico a gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos.

Na coluna do jornalista Egídio Serpa, edição de ontem, foi lembrado que esse alerta já havia sido feito num primeiro momento pelo cientista cearense Osvaldo Carioca, que também denunciou o manejo inadequado do pescado.

Para a Secretaria de Aquicultura e Pesca de Jaguaribara, o Ministério da Pesca e a Agência Nacional de Águas ainda não se manifestaram e negligenciam a problemática.
Giro da Noticia 190